Walter Rodney

11 de jul. de 2011 Postado por Fernando
O PROCESSO
Você gostaria de indicar uma próxima toonada?
Comente aqui ou escreva para:: fer.souza.mail@gmail.com

O guianense Walter Rodney Anthony é conhecido como uma das mentes mais brilhantes do Caribe. Seu registro acadêmico está cheio de prêmios, bolsas de estudo e honrarias. Ele completou seus estudos na UWI Mona Campus, na Jamaica, onde se graduou com honras de primeira classe em História. Aos 24 anos, ele recebeu seu PhD em História Africana. A tese de Rodney - “A História da Costa Alta do Guiné”- foi publicado pela “Oxford University Press” em 1970.

Ao contrário de seus colegas, Rodney combinou seus estudos com ativismo e tornou-se uma voz para os sub-representados e desfavorecidos, incluindo os rastafáris (um dos grupos mais marginalizados da Jamaica) neste diálogo. Seu interesse nas lutas da classe trabalhadora começou com as idéias políticas de seu pai quando ainda era jovem, e continuou com seu envolvimento em grupos de estudo durante todo seus anos de universidade. Influenciado pelo movimento Black Power dos EUA, dos revolucionários do terceiro mundo e da teoria marxista, Rodney começou ativamente a desafiar o status quo. Seus discursos e palestras foram publicados e tornaram-se centrais para o Movimento de Black Poder caribenho. A voz de Rodney não se limitou à África e ao Caribe, mas também foi ouvida na Europa e EUA, como na Associação de Estudos do Patrimônio Africano da Universidade de Howard.

Na Guiana, Rodney viveu sob perseguição policial e frequentes ameaças. No entanto, ele conseguiu completar quatro livros no último ano de sua vida: Seu livro mais influente foi “Como a Europa Subdesenvolveu a África”, publicado em 1972. Em 13 de junho de 1980, aos 38 anos de idade, Walter Rodney Anthony foi assassinado por uma bomba em Georgetown, Guiana.

Mais informações sobre ele: Walter Rodney Foundation


Fontes: wikipedia.org , walterrodneyfoundation.org

0 Response to "Walter Rodney"

Postar um comentário

BlogBlogs.Com.Br